­
­
Residências em Saúde receberão mais investimento e apoio do Ministério da Saúde | Biomedicina Padrão

Residências em Saúde receberão mais investimento e apoio do Ministério da Saúde

Por Brunno Câmara - quinta-feira, julho 15, 2021


Foi lançado hoje, quinta-feira (15), pelo Ministério da Saúde, o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

O Plano oferecerá investimento por parte do Ministério da Saúde de R$ 258 milhões, inclusive para apoio na abertura de novos programas de residência no país.

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Como consequência, podemos esperar um aumento tanto na oferta do número de vagas quanto do valor da bolsa de residência.

O Plano beneficiará os residentes, preceptores, gestores de programas de residência em saúde e as instituições que já possuem ou querem oferecer a residência.

Pela primeira vez, os preceptores (profissionais que ensinam os residentes) irão receber bolsas como forma de incentivo pela importante atividade que exercem.

Ações estratégicas

Serão realizadas ações de capacitação e qualificação profissional de residentes, preceptores e gestores de programas de residência em saúde.

Isso ocorrerá por meio de cursos, seminários, apoio à produção científica e outros processos formativos.

Ainda, os preceptores serão alvos de ações de fortalecimento da capacidade técnica, da produção científica e da integração entre ensino e serviço.

Além disso, as instituições receberão mais apoio na elaboração de projetos de residência em saúde e na condução de processos administrativos para a criação, reativação ou reestruturação de programas de residência.

Referências

Ministério da Saúde. Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde. Acesso em julho/2021.

Agência Brasil. Ministério da Saúde lança plano que vai criar mais vagas de residência. Acesso em julho/2021.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao | WhatsApp |