Você já ouviu falar no termo "Health Techs"?
As health techs (health: saúde; tech: tecnologia) podem ser compreendidas como startups que aplicam tecnologia para resolver problemas no setor de saúde.
Já imaginou empreender e inovar na área da saúde? Já falamos aqui, por exemplo, da startup criada por um Biomédico que desenvolveu aplicativo para o Ministério da Saúde.
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as tecnologias de saúde podem ser definidas como o conjunto de conhecimentos e competências em formato de dispositivos, procedimentos e sistemas desenvolvidos para solucionar problemas de saúde e promover melhorias na qualidade de vida.
Para entendermos melhor como está o mercado de saúde atualmente, podemos observar dados fornecidos pelo IBGE contidas na Conta-Satélite de Saúde Brasil, publicadas no portal da Agência Brasil.
Em 2015, o consumo de bens e serviços no setor de saúde atingiu R$ 546 bilhões, valor que representa 9,1% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, demonstrando o grande fluxo de capital aplicado no setor e, portanto, a procura por serviços especializados em saúde no setor privado e público.
Com o mercado extremamente aquecido e com interesse de vários investidores nesse setor é notável a grande procura por ideias, soluções e inovações.
Em entrevista pela InvestNews BR, na data de 13/02/2021, Carlos Marinelli, presidente do Grupo Fleury, afirmou que, com o grupo em fase de crescimento, prevê reserva financeira para aquisições de novas empresas estratégicas no seguimento da saúde.
Logo, podemos observar a importância dos biomédicos como agentes de saúde que formam a ponte entre a tecnologia e saúde.
Segundo estudos feitos em 2020 pela Liga Ventures (liga insights), o Brasil possui 10.085 startups, sendo que somente 263 startups são health techs.
Isso abre margem para o crescimento e investimento em novas startups para o setor, visto que segundo o IBGE acredita-se que em 2040 os gastos no setor de saúde serão de aproximadamente 11% do PIB.
Portanto nós, como biomédicos, temos a possibilidade de criar projetos relevantes e iniciar empreendimentos através de investidores anjos, que irão auxiliar não só com capital financeiro, mas com outros aspectos como com consultorias empresariais.
E caso seu perfil não seja de empreender fique tranquilo, pois mercado de trabalho precisará de biomédicos capacitados para trabalhar com essas novas tecnologias.
Mestre em Biotecnologia.
Graduando em Gestão Financeira.
Atua como Planejador Financeiro Pessoal para Profissionais da Saúde desde 2019.