Startup criada por Biomédicos é destaque na edição de março da revista INFO
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Imagem: Forebrain/Divulgação
O Rio de Janeiro foi escolhido esse ano como uma das sete metrópoles mais inteligentes do mundo, ranking elaborado pela Inteligent Community Forum (ICF).
A revista de tecnologia INFO, edição de março, selecionou nove iniciativas de pessoas transformadoras que estão fazendo do Rio uma cidade moderna. Dentre essas, está o Biomédico Billy Nascimento que, junto com a biomédica Ana Carolina de Souza, criou uma startup para analisar ondas cerebrais de consumidores e ajudar melhorar as ações de marketing das empresas, a Forebrain.
Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nascimento possui Doutorado em Ciências, participando em diversos projetos ligados ao estudo da emoção humana. Desenvolveu sua tese de doutorado na área de pesquisa denominada neuromarketing, aplicando o conhecimento de neurociências para aprimorar as imagens de advertências sanitárias encontradas nos maços de cigarro brasileiros.
Ana graduou-se também em Biomedicina pela UFRJ, desenvolvendo posteriormente seu mestrado no Instituto de Bioquímica Médica e doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Sua área de especialização é em Neuroimunoendocrinologia, com ênfase nas reações emocionais ao estresse e bem-estar.
Imagem: Forebrain/Divulgação
A Forebrain é a primeira empresa brasileira focada em soluções de pesquisa em neurociência do consumo. Nas pesquisas em neurociência do consumo eles utilizam o modelo de pesquisa experimental, onde os consumidores experienciam os estímulos da forma mais natural possível. Para avaliar as reações dos consumidores, utilizam diferentes tecnologias: eletroencefalograma (EEG), eye-tracking, eletromiografia facial (fEMG) e visão computacional.
Hoje, a Forebrain está sediada no Parque Tecnológico do Rio, sendo residente da Incubadora de Empresas da COPPE-UFRJ.
Assista ao vídeo
Essa não é a primeira vez que o trabalho de um biomédico recebe destaque na revista. Em junho de 2014, a Biomédica Débora Colombi foi destaque na revista. Ela transformou sua pesquisa de pós-doutorado em negócio, estudando as diferenças genéticas entre micro-organismos através da genotipagem (leia a matéria aqui).
Mais um exemplo de sucesso! Deixo aqui meus parabéns ao colegas Billy e Ana por desenvolver esse trabalho incrível, e mostrar que é possível transformar sua pesquisa em negócio. E fica o convite para uma entrevista ao blog.
Com informações de Currículo Lattes, Forebrain e INFO