Enzima intestinal ajuda a manter o equilíbrio microbiano
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard descobriram o mecanismo pelo qual uma enzima produzida na mucosa intestinal ajuda a manter uma população saudável de microrganismos gastrointestinais.
Eles descobriram que a enzima fosfatase alcalina intestinal (FAI) promove o crescimento de bactérias benéficas por um mecanismo que bloqueia a inibição de crescimento pelo trifosfato de adenosina (ATP) no intestino.
“Descobrimos que o ATP é um inibidor natural de bactérias em nossos intestinos e que a FAI promove o crescimento das bactérias ‘boas’ bloqueando o ATP”, disse o líder da pesquisa, Richard Hodin. “Ajudando a manter essas bactérias felizes, a FAI nos protege contra patógenos que podem obter vantagens quando o balanço é rompido.”
A microbiota normal do intestino é importante no processo digestivo e previne a proliferação de bactérias patogênicas. A queda na quantidade dessas bactérias normais permite que o número de bactérias prejudiciais aumente, contribuindo para o aparecimento de várias doenças.
Muito conhecido por ser a fonte primária de energia dentro das células, o ATP também age como uma molécula sinalizadora, intra e extracelular.
Agora eles querem saber se a FAI também promove a proliferação da microbiota normal, além de manter a população saudável de microrganismos gastrointestinais.
Se isso for verdade terapias baseadas na FAI podem oferecer uma abordagem segura e simples no tratamento de milhões de pacientes que sofrem com doenças causadas pelo desequilíbrio da microbiota intestinal.
Com informações de Harvard Medical School