Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Uma startup chamada Veebot está testando um protótipo de robô que, eles esperam, fará a coleta de sangue ser mais rápida e precisa que a feita por humanos. A meta é automatizar tanto a coleta, quanto as punções venosas para tornar o processo ainda mais padronizado e, com isso, reduzir os erros.
O robô tem um torniquete similar àquela bolsa que prende o braço nos equipamentos que aferem a pressão arterial, a fim de deixar as veias do paciente proeminentes. Ele usa luz infravermelha, uma câmera especial e ultrassom combinados com um software de análise de imagens para escolher uma veia e confirmar se há sangue o bastante fluindo por ela.
Depois disso, o robô prepara a agulha e a espeta no braço até uma profundidade pré-calculada. O processo todo leva cerca de um minuto, mais o tempo para coletar o sangue — dependendo dos exames solicitados.
Apesar disso ele não substitui o profissional, pois ainda é necessária uma pessoa para recolher o sangue nos tubos. O robô seria para reduzir o tempo e erros com o acesso venoso.
No momento o Veebot consegue escolher a melhor veia em 83% dos casos, o que bate com a média de um coletador médio. A empresa diz que trabalhará para chegar a taxas de 90% antes de entrar em testes clínicos.
http://youtu.be/s30FPobi9iA
Fonte: Gizmodo Brasil