Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Hoje em dia os exames laboratoriais/complementares são fundamentais no diagnóstico e tratamento de doenças. Tempos atrás eles eram solicitados para confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas, mas atualmente eles transformaram-se em um meio para o médico formular, em vez de verificar, essas hipóteses.
Confira quais são as principais indicações para a solicitação dos exames:
Diagnóstico: depois de ouvir a queixa do paciente e fazer o exame físico, o exames laboratoriais servem para testar as hipóteses, confirmando ou excluindo determinadas enfermidades.
Acompanhamento: depois de determinar a doença, é necessário acompanhar o paciente, avaliando a progressão ou regressão em resposta ao tratamento.
Prevenção: quanto mais cedo detectar-se alterações maiores as chances de cura. Por isso a importância dos exames de rotina.
Solicitação do paciente: com o avanço da tecnologia e o acesso à informação ao alcance de todos ficou mais frequente a iniciativa do paciente em querer realizar exames e então levá-los à consulta médica.
O biomédico perfusionista não só pode, como deve solicitar exames na hora da cirurgia, pois a partir deles é que muitas decisões importantes são tomadas. Para saber mais clique aqui.
Com informações do livro: Laboratório na Prática Clínica: Consulta rápida. Artmed, 2010.