Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
O calçado é um EPI destinado à proteção dos pés contra umidade, respingos de substâncias químicas ou material biológico, derramamento delíquidos quentes e solventes, impacto de objetos diversos, cacos provenientes daquebra de vidrarias, materiais perfurocortantes, etc.
Segundo o item 6.3.1 da NR-6 do Ministério do Trabalho, quando a atividade desenvolvida oferece riscos à integridade física do trabalhador, devem-se usar calçados apropriados ao risco, ficando proíbido o uso de tamancos, sandálias e chinelos.
Os calçados devem ser confortáveis, laváveis, compatíveis com a temperatura ambiente e evitar transpiração excessiva.
Existem calçados especiais, com finalidades diversas, destinados a dar proteção à planta dos pés contra a penetração de vidros, solventes, calor, passagem da corrente elétrica, etc.
Quando o chão é escorregadio, torna-se obrigatório o uso de calçados com solado antiderrapante, para dificultar a ocorrência de quedas. Em áreas estéreis, devem-se utilizar sapatilhas esterilizadas, as quais podem ser reutilizáveis ou não, conforme o tipo de material utilizado em sua confecção e a atividade desenvolvida.
Os calçados indicados para o ambiente com sujeira orgânica são aqueles fechados de preferência impermeáveis (couro ou sintético). Evita-se os de tecido que umedecem e retém a sujeira. Escolha os calçados cômodos e do tipo anti-derrapante.
Apostila de Biossegurança. Cap. 2. Irene Skraba; Rosiane Nickel e Sonia Regina.