Sistema renina-angiotensina-aldosterona

Por Brunno Câmara - sexta-feira, junho 01, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Este sistema exerce importante papel no controle do sódio pelo estimulo e liberação de aldosterona além de promover vasoconstrição e estimulação da sede.

A renina é uma enzima proteolítica secretada pelo aparelho justaglomerular. Sua secreção é estimulada principalmente pela redução da pressão da arteríola renal ou pela redução do suprimento de Na+ no túbulo distal.

Como enzima, a renina atua sobre o seu substrato natural, o angiotensinogênio, para formar angiotensina I, posteriormente transformada em angiotensina II pela ação da enzima angiotensina-conversora no endotélio vascular, sobretudo nos pulmões.

Tanto a angiotensina II como seu produto metabólico, a angiotensina III, são farmacologicamente ativos e estimulam a liberação de aldosterona pelas supra-renais, provocando a retenção de sódio e a perda de K+ ou H+ pelos túbulos distais.

Sistema renina-angiotensina-aldosterona

 

Valter Motta. Bioquímica Clínica: Princípios e Interpretações. V. 12

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao | WhatsApp |